SEO 2018: 5 maiores mentiras que AINDA contam para você

SEO 2018: 5 maiores mentiras que AINDA contam para você

Veja o que descobri pesquisando sobre as estratégias dos gurus de SEO que eles não dizem para você…

Olá, tudo bem?

Se você possui um blog, loja virtual, um site corporativo ou uma fan page, deve se perguntar muitas vezes o que fazem os grandes mestres do marketing digital para conseguir tanto tráfego assim (pelo menos é o que mostram de resultados).

seo 2018 - 5 segredos nao revelados pelos gurus

Pois bem, deixe me revelar algumas verdades antes de continuar:

Não sou um expert em SEO (Otimização para os motores de busca orgânica).

Não sou um empreendedor digital renomado.

Não tenho mais de 1.000 visitas por dia em nenhum site meu.

Após ler as confissões acima, você deve estar se perguntando então, por que continuar a ler este post.

Ok. Vamos lá:

Por muito tempo venho focando em estratégias diferenciadas para aplicar em minhas consultorias de marketing digital e divulgação como afiliado de infoprodutos. Pesquisei sobre tráfego orgânico por SEO e extrair o máximo de cursos diferentes que adquiri para estudar sobre o assunto.

Em alguns cursos, resolvi pegar os ensinamentos sobre ferramentas de pesquisas como a SEMRUSH, KW Finder, AHREFS para investigar sobre as próprias ações feitas pelos gurus do SEO. Será que aplicam o que ensinam ou o que fazem de verdade não ensinam por ser técnicas de black hat?

*Black Hat = toda prática que não siga as diretrizes do Google, ao procurar brechas nos algoritmos e influenciar nos resultados das pesquisas.

[Silêncio…]

Agora vou listar algumas das principais mentiras que falam nos cursos sobre SEO, mas que após meus testes pude constatar que a verdade não é bem essa…

Vamos à lista:

 

1 – Backlinks Nofollow em comentários não funcionam

Antes de mais nada, você deve entender a diferença entre backlinks Nofollow e Follow.

Nofollow são links que você publica na internet em blogs, sites ou mídias sociais que NÃO TRANSFEREM juice (autoridade do site) para o seu site ou url que está promovendo.

Follow ou Dofollow são links que você publica na internet que PASSAM autoridade para a url que está promovendo.

A verdade é que é muito difícil conseguir links Follow apenas com “conteúdo épico”. E muitos gurus, embora digam a você que links Nofollow não fazem diferença no SEO, criam muitos links deste tipo para seus projetos.

Eu mesmo já constatei através de projetos meus ou consultorias de SEO para clientes, que links Nofollow melhoram sim os resultados nas buscas. Porém, somente criar links deste tipo não fazem milagres nos Resultados de Páginas no Motores de Busca (SERP).

Portanto, links Nofollow melhoram sim os resultados no SEO!

 

2- Um ótimo conteúdo é que faz a diferença no SEO

“Na internet, conteúdo é rei! “

Esta afirmação está correta em termos. Artigos bem construídos, com originalidade e que trazem relevância para o assunto, tendem a ser compartilhados com mais facilidade e isso aumenta o tráfico tráfego para seu site ou artigo.

Mas o que realmente vale para o SEO é o tempo de permanência médio dentro de seu site, mostrando ao Google que o conteúdo apresentado tem relevância no assunto. Para isso você pode utilizar de algumas técnicas para diminuir a taxa de rejeição do seu site e aumentar o tempo de permanência de seus visitantes.

Porém, somente escrever um artigo de 2000 palavras, repetindo a palavra-chave 400 vezes não fará com que seu site se posicione melhor, pois o fator principal para posicionamento ainda é o Link Building. Repetir palavras de rankeamento muitas vezes pode penalizar seu site.

 

3 – SEO local e SEO geral são a mesma coisa

seo local 2018

Negativo!

Técnicas de SEO para um negócio local são bem diferentes do que um SEO para promover um curso de afiliados, por exemplo. Existem fatores diferenciados de cada negócio para serem posicionados no Google.

Para estes casos, SEO on page (otimização dentro do site) é realmente muito relevante. Possuo sites de clientes nas primeiras posições em negócio local apenas com uma boa Otimização on page.

 

4 – Yoast é essencial  

Convenhamos que hoje, a grande maioria dos sites utilizam o plugin Yoast para otimização dos sites WordPress.

Porém…

O Yoast é um plugin com diversas opções para otimização on page. Eu uso e acho sensacional. No entanto, muitas configurações do Yoast já não são relevantes e muitas vezes podem até ser consideradas como super otimização de conteúdo e você pode sofrer penalizações do Google por isso.

Um outro ponto a ser observado é que o Yoast é um plugin pesado devido a sua complexidade. E isso faz (ou pode fazer) diferença no carregamento de sua página e aumentar a taxa de rejeição de seus visitantes.

Uma outra opção que testei e estou gostando muito é a SEO Framework. Ele é bem mais leve e simples de configurar que o Yoast. Contudo, no começo você pode sentir falta das otimizações de conteúdo que o Yoast mostra em todas as páginas.

Acontece que este plugin está mais atualizado sobre o que realmente é relevante na otimização on page e, portanto, não apresenta tantos dados como no Yoast mas seus resultados são tão bons quanto.

Enquanto que no Yoast existe um controle de repetições da palavra-chave exata, o SEO Framework trabalha com o conceito de semântica das palavras, ou seja, falar sobre termos similares e relacionados à palavra-chave principal é o que vai tornar seu conteúdo mais relevante para o Google.

 

5 – Escreva um bom artigo e o compartilhamento é automático

seo 2018 - esperando por um link de apontamento

Você pode até acreditar que o link de sua empresa ou um artigo bem escrito será compartilhado “naturalmente” nas mídias sociais por fazerem a diferença na vida das pessoas.

Existe sim o compartilhamento natural de bons materiais, mas não é tão simples e não acontece com tanta frequência em blogs pequenos e médios.

Além de escrever bem, é necessário encontrar os caminhos para compartilhar estes materiais e aí sim, trazer tráfego para seu site/artigo.

Alguns dos caminhos comuns são:

  • Postagem em mídias sociais;
  • Guest post;
  • Comentários em artigos e fóruns;
  • Criação de links em PBNs.

____________

Palavras finais sobre o mundo do SEO em 2018

Sim, meu amigo, o mundo do SEO não é tão natural quanto o Google deseja. Existe um longo caminho a ser percorrido.

Após analisar vários profissionais, fóruns e grupos de SEO pelo Brasil e pelo mundo, pude notar que não existe um caminho único dentro do SEO. Para cada projeto existem caminhos variados a fim de evitar penalizações do Google e ainda assim, conseguir elevar os resultados de cada projeto.

Entendo que um bom projeto de SEO envolve mais do que compartilhamento de links, escrever um bom conteúdo e fazer uma boa otimização dentro do site. É preciso traçar uma estratégia para que os resultados sejam consistentes.

Após “engatar a primeira marcha”, os resultados são gradativos e naturais desde que tenha consistência, ou seja, é necessário fazer a manutenção do SEO.

“a segunda página do Google é um ótimo lugar para esconder um corpo” – Texto retirado de um grupo de SEO.

 

Como melhorar meus resultados com SEO

Lembre-se de uma coisa: ter um site perfeito sem visitas é como abrir uma padaria linda no fim de uma rua sem saída…

Ter um site bem feito e mal posicionado vai fazer com que seu negócio dependa de links pagos (Google Adwords) e dependerá de campanhas caras em mídias sociais, que muitas vezes te dão mil curtidas e ZERO EM CONVERSÃO.

A primeira página do Google corresponde à obter até 91,5% dos cliques.

Se você estiver posicionado na segunda página para uma busca de 100 pesquisas mensais, pode ter no máximo 10 cliques por mês … E nenhuma conversão!

Uma boa campanha de SEO precisa de alguns ingredientes básicos:

Uma estratégia de captação de clientes – você quer que os visitantes acessem o site de sua empresa, um artigo, uma página de captura… e depois que acessarem estas páginas, o que vai acontecer com eles?? Para onde irão? Você preparou alguma estratégia para converter os visitantes em possíveis consumidores?

Criação de links constantes – sejam eles follow ou nofollow, em guest posting, fóruns ou comentários, todos são importantes.

Pesquisar sobre estratégias e links da concorrência – sim, existem ferramentas, algumas citadas acima, capazes de dar um bom norte sobre o que seus concorrentes estão fazendo para obter links, onde colocam seus links, qual a dificuldade da concorrência, volume de buscas mensal etc.

Configurações de indexação das páginas de seu site – não adianta ter um ótimo site se o mesmo não é enxergado pelos buscadores. Faça as configurações do Google analytics e search console antes.

Mantenha mídias sociais – não é essencial mas extremamente recomendado. As mídias são ótimos caminhos para se comunicar com seus clientes e ainda render boas visitas. Além disso, a presença em mídias é um dos fatores de rankeamento dos buscadores.

Otimização on site (ou on page) – apesar de ouvir dizer que representam no máximo 20% dos resultados de um projeto de SEO, são o primeiro caminho para dizer aos buscadores do que trata seu site ou seu artigo.

 

Por onde começar?

SEO é feito de diversas maneiras. A melhor delas é aquela que dá resultados.

Existem dois caminhos, o caminho do Black Hat e o caminho do White Hat.

Em alguns momentos os dois caminhos podem se cruzar, mas as técnicas em geral partem de princípios diferentes.

Particularmente gosto do White Hat. Além de mais seguro não demanda conhecimento em softwares ou maneiras de manipular os robôs do Google ou outros buscadores.

Muitos me perguntam quais cursos indicaria para aprender a ser um profissional de SEO ou mesmo para aplicar as técnicas nos projetos pessoais ou da empresa que administra.

Indico o curso Gerador de Tráfego do Vicente Sampaio.

Além de técnicas eficazes, é feito para iniciantes e intermediários no assunto de tráfego e posicionamento orgânico.

Testei pelo menos 4 cursos e embora todos tenham partes em comum, o que mais me ajudou com SEO local e tráfego para afiliados foi o Gerador de Trafego.

E você, qual sua experiência com projetos de SEO? Comente abaixo e tenho certeza que podemos nos ajudar!

Sucesso Vertical

Empreendedor e entusiasta de soluções em marketing digital para empresas e negócios online como afiliado. Venha aprender a construir uma vida com muito mais liberdade trabalhando do conforto de sua sala.

Deixe uma resposta

Fechar Menu