Entenda o que é cashback e veja porque ele pode ser melhor do que descontos

Entenda o que é cashback e veja porque ele pode ser melhor do que descontos

Imagine que você vá até uma loja comprar sapatos e ao invés de ganhar um desconto, você receba um crédito para utilizar em qualquer estabelecimento parceiro a qualquer hora. Parece bom ou você acha que este sistema de descontos não funciona? Neste artigo desvendamos todos os segredos por trás do sistema de cashback.

Entenda como funciona o cashback

Para escrever esta matéria, procurei por algumas traduções da palavra Cash-back ou cashback e literalmente a palavra quer dizer “dinheiro de volta”.

O cashback diferencia-se do desconto principalmente por dar ao cliente a liberdade de utilizar seu crédito em outros comércios ou websites de compras. A utilização dos créditos é feita diretamente através do aplicativo, como é o caso da Beblue, empresa brasileira pioneira em cashback no Brasil. Entenda como funciona o cashback Beblue aqui.

Como as empresas se beneficiam do marketing com cashback?

O marketing de cashback funciona como o marketing de afiliados e nasceu com o aumento de aplicativos e smartphones no mundo. Os clientes recebem dinheiro de volta ou dinheiro em compras específicas. Soluções de cashback são uma forma inteligente das empresas atraírem novos clientes e reterem os que já cultivaram.

estrategias de marketing com cashback

Através de campanhas de cashback é possível aumentar o fluxo em comércios online e offline, principalmente nos dias de menor movimento. Melhor ganhar menos do que não ganhar nada, correto? Além disso, as empresas têm a chance de apresentar seus produtos e serviços a clientes novos e aumentar seu ticket médio.

Embora sites como o Groupon e o Groupon ofereçam ofertas ocasionais de devolução de dinheiro, seu modelo é mais focado em enviar aos clientes descontos diários atraentes. Isso beneficia os comerciantes porque eles obtêm um novo grupo de clientes e, obviamente, beneficia o cliente por causa do acordo com desconto que recebem.

Do ponto de vista digital, tecnologia e marketing estão se fundindo, e os métodos tradicionais de marketing não são mais adequados nesta era digital. As empresas precisam adaptar seus métodos para atingir o público em todos os diferentes canais, por exemplo, com foco em dispositivos móveis, vídeos, redes sociais e pesquisas. Dito isso, as teorias tradicionais de marketing ainda podem ser aplicadas ao marketing de cashback para explicar como ele pode ser implementado como um método de marketing confiável.

Nos Estados Unidos é comum a cultura de uso de cupons de desconto e em alguns pontos se assemelha ao cashback, mas conectar as empresas sempre foi um desafio para conceder descontos. Com o sistema online e velocidade de informações, o novo sistema de integração de empresas parceiras é muito mais eficiente. Não é necessário um acordo entre as empresas, basta que as mesmas concordem com os termos de cashback para entrar na rede de afiliados dos programas.

Aqui no Brasil os sistemas mais populares de cashback são da Méliuz (compras online) e Beblue (mercado de varejo off-line)

Méliuz

O Méliuz é uma das plataformas mais conhecidas para receber parte do dinheiro de volta em compras online. No site, o consumidor pode pesquisar o nome de uma loja para saber se ela está entre as parceiras e verificar qual a porcentagem que vai ganhar ao efetuar a compra de qualquer projeto na loja. Depois, basta clicar no local indicado para ser redirecionado ao site com o sistema ativado. Além de compras de produtos físicos, é possível também receber descontos em produtos digitais, como cursos da Udemy, por exemplo.

meliuz cashback

Os pagamentos no Méliuz são feitos diretamente na conta bancária do usuário, dando maior liberdade para usar o dinheiro da forma que desejar. Os valores, porém, não são disponibilizados logo após a transação. Depois da confirmação de pagamento da compra realizada, a loja online tem um período de 30 a 60 dias para pagar o Méliuz, que só aí repassa o dinheiro ao consumidor. Além disso, para solicitar o resgate, é necessário ter ao menos R$ 20 em créditos.

Um dos recursos mais úteis do Méliuz é o Lembrador. Instalando essa extensão, o usuário será avisado sempre que entrar em um site que oferece o sistema de dinheiro de volta, podendo fazer a ativação com um clique. Apesar de ter maior participação online, a empresa também oferece cashback em algumas lojas físicas parceiras. Pelo aplicativo disponível para iOS e Android é possível ver os estabelecimentos mais próximos.

Segundo o Méliuz, é possível retornar parte do dinheiro aos clientes porque as lojas pagam a plataforma com a intenção de fazer anúncios e atrair mais compradores. Esses valores são divididos com o consumidor e, assim, todos saem ganhando.

Beblue

Uma outra empresa brasileira que vem ganhando seu espaço no mercado de cashback é o Beblue. Seu sistema é inovador e totalmente voltado para lojas físicas, sem qualquer tipo de retorno em compras realizadas online.

*Sugestão: você pode saber como funciona o Beblue em nossa análise do aplicativo.

beblue aplicativo

Ao baixar o aplicativo Beblue, que também está disponível para dispositivos iOS e Android, o consumidor consegue ver as lojas parceiras mais próximas que oferecem o sistema de dinheiro de volta e o percentual que vai receber ao fazer compras em cada uma delas. Ele também pode conferir a distância e um mapa com a localização.

Para que o retorno do dinheiro seja validado, no entanto, é preciso fazer um cadastro no aplicativo usando o CPF e informar o número no momento da compra. Além disso, também é necessário que a transação seja efetuada por meio de cartão de crédito ou débito das bandeiras Visa, Mastercard ou Hipercard.

Cadastre-se na Beblue agora com meu bônus de R$5,00

A grande diferença do Beblue é que o dinheiro fica disponível para o usuário já no momento da compra e o aplicativo atualiza seu saldo imediatamente.

Você pode filtrar no aplicativo os estabelecimentos por nome, categoria ou as melhores promoções no momento para aproveitar ainda mais suas compras. No caso de postos de gasolina, os descontos em cashback chegam a mais de 20%.

E você, o que acha do sistema de dinheiro de volta em créditos? Acredita que esta nova forma de descontos é interessante e tem futuro em nosso país? Comente abaixo.

Sucesso Vertical

Empreendedor e entusiasta de soluções em marketing digital para empresas e negócios online como afiliado. Venha aprender a construir uma vida com muito mais liberdade trabalhando do conforto de sua sala.

Deixe uma resposta

Fechar Menu